Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/italia/public_html/wp-content/themes/Divib/includes/builder/functions.php on line 2494
26-28/AGO – VILLAGGIO NOSTRO | True Italian Taste

A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria convida para o evento o Villaggio Nostro, de 26 a 28 de agosto, nos Jardins do Shopping Village Mall, na Barra da Tijuca. O evento, que faz parte do Projeto “True Italian Taste”, promovido e financiado pelo Ministero degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale, e realizado pela Assocamerestero (Associação das Câmaras de Comércio Italianas no Exterior), para promover e valorizar o produto agroalimentar autêntico italiano no mundo. No Rio, a gestão do projeto é feita pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria.
O objetivo do “True Italian Taste” é sensibilizar o consumidor estrangeiro ao consumo consciente do produto 100% made in Italy, para contrastar com o fenômeno do Italian Souding (sonoridade italiana), que utiliza de forma inapropriada palavras, cores, imagens, denominações e receitas que lembram a Itália para alimentos que são muito pouco ou nada italianos. Por isso, este projeto pretende desenvolver uma maior consciência das características de tipicidade, de lugar de origem, de aspectos nutricionais e de certificação DOP-IGP.
O Villaggio Nostro contará com exposição e degustação de alimentos e com uma estrutura interativa que reproduz um Triclínio,
que era a sala de jantar formal em uma construção romana, ornamentada com afrescos e mobiliada com três sofás ou chaise longue, dispostas em forma de U, além de uma mesa de centro, onde os convidados tomavam refeições que duravam de 6 a 8 horas. A estrutura do evento será inspirada no triclínio da Casa dei Vettii, que é uma das mais célebres e luxuosas domus (casa) da antiga cidade romana de Pompéia, soterrada pela erupção do vulcão Vesúvio, em 79 d.C., cuja cuidadosa escavação, mais de 1600 anos depois, preservou quase todos os afrescos de sua parede, no estilo chamado pelos historiadores da arte de “Quarto Estilo Pompeiano”. Os afrescos que ornamentarão este espaço serão exatamente os mesmos que ornamentam o triclínio da Casa dei Vettii, que foram impressos para o Villaggio Nostro com autorização especial dos órgãos italianos competentes.
Classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO, Pompéia recebe cerca de 2.500.000 visitantes por ano. Uma quantidade substancial de objetos arqueológicos de lá foi trazida para o Brasil pela Imperatriz Teresa Cristina, nascida em Nápoles. Esses objetos estavam expostos no Museu Nacional, que foi destruído por um incêndio em 2019. No entanto, parte desses preciosos objetos foram recuperados.
O Villaggio Nostro será aberto ao público e ocorrerá sexta-feira e sábado, das 13h às 22h, e domingo, das 13 às 21h. O Shopping Village Mall está localizado à Av. das Américas, 3900 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ.