O PROJETO

O projeto True Italian Taste é um projeto promovido e financiado pelo Ministero degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale e realizado pela Assocamerestero (Associação das Câmaras de Comércio Italianas no Exterior) para promover e salvaguardar o valor da autenticidade dos produtos italianos no mundo.

Os protagonistas do True Italian Taste são a gastronomia e os vinhos italianos: eles testemunham diretamente a própria história, região, rastreabilidade, mas também seus segredos e o cuidado meticuloso em sua produção única para aprimorar seus sabores autênticos e tornar sua inimitável singularidade.

O projeto está sendo realizado com sucesso desde 2016 na América do Norte (Canadá, Estados Unidos e México) e se desenvolve hoje também na Oceania (Austrália), na Europa (Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Luxemburgo, Países Baixos, Polônia, Reino Unido, Rússia e Suíça), na Ásia (China, Coreia do Sul, Hong Kong, Índia, Japão, Singapura, Tailândia, Vietnã) e agora no Brasil.

Os objetivos do True Italian Taste são:

  • Mostrar aos consumidores de todo o mundo as vantagens do autêntico produto italiano e da preciosa ligação entre o alimento e os territórios de proveniência.
  • Ajudar os “Foodies”, a nova tribo da culinária formada por apaixonados pela boa comida, a escolher e usar melhor os ingredientes 100% feitos na Itália, cuidando ao mesmo tempo de empresas e
  • Apoiar as empresas italianas de produtos certificados, típicos e de nicho de mercado que querem se apresentar junto aos mercados internacionais, além de consolidar e ampliar as oportunidades para as empresas já
  • Mostrar como valorizar o alimento autenticamente italiano pelos seus aspectos salutares, promovendo os produtos biológicos, os integradores alimentares e muito mais ainda, mas também todos os produtos Feitos na Itália que podem apresentar certificações coligadas a categorias étnicas (halal e kosher).

No Rio de Janeiro, o projeto será realizado pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria com o objetivo de criar um programa inédito, que possa se tornar uma tradição no calendário carioca. As atividades do projeto compreenderão:

  • Mercato Itália (Degustações e venda de produtos enogastronômicos)
  • Masterclasses para alunos dos cursos de gastronomia e para funcionários de importadoras de produtos italianos,
  • Authentic Italian Table: Grande evento reunindo os restaurantes certificados “Ospitalità Italiana

 

Assista ao vídeo promocional do True Italian Taste

A GESTORA

A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria, fundada em 1950, é oficialmente reconhecida pelo Ministério do Desenvolvimento Econômico Italiano (MiSE) e, como todas as câmaras bilaterais, é uma associação de empresas sem finalidade de lucro. Suas atividades dependem diretamente da qualidade dos serviços oferecidos aos associados e clientes, promovendo uma rede de oportunidades de negócios e o fortalecimento da comunidade ítalo-brasileira de negócios.

Fazemos parte de uma grande rede de câmaras italianas no mundo, sendo 105 (Unioncamere) dentro da Itália e 81 (Assocamerestero) presentes em 58 países. Desde 2000 somos certificados ISO 9001 e fomos a primeira Câmara Italiana fora da Europa a obter essa Certificação. Em 2014 fomos recertificados na ISO 9001:2008.