Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/italia/public_html/wp-content/themes/Divib/includes/builder/functions.php on line 2494
PROSCIUTTO DI NORCIA – IGP | True Italian Taste

Uma tradição que remonta ao século XIII tem suas raízes no território de Valnerina, que une as Montanhas Sibillini e o alto vale do rio Nera. A habilidade dos açougueiros, transmitida de geração em geração, produziu este excepcional presunto curado com IGP, o Prosciutto di Norcia, fabricado apenas em Cascia, Monteleone di Spoleto, Norcia, Poggiodomo e Preci, a uma altitude de pelo menos 500 metros acima do nível do mar. Seu sabor é límpido, mas não salgado, levemente picante, único e forte no paladar. É fruto da excelente qualidade do ar, dos carvalhos em que os porcos pastam e da altitude e clima específicos de seu habitat. E a cada mordida, você pode provar a habilidade e a paixão com que a carne é processada. É salgada e friccionada duas vezes, coberto com a característica “sugna”, uma mistura feita de farinha, pimenta, sal e aromas naturais, e depois deixada para curar por pelo menos 12 meses. A marca IGP liga eternamente o Prosciutto di Norcia ao seu território, protegendo sua riqueza, singularidade e beleza.
O Prosciutto
O Prosciutto di Norcia IGP tem uma história antiga construída em habilidades artesanais e tradições seculares enraizadas no seu local de origem. Você pode prová-la no sabor único e distinto do presunto, que nunca mudou. É o trabalho do Sindicato de Supervisão para garantir que ele permaneça autêntico.
Ao comprar o Prosciutto di Norcia IGP com a marca do Sindicato, você pode ter certeza de que está comprando o melhor. O cuidado de selecionar a matéria-prima, a experiência na difícil arte de processamento e conservação de carne, a geografia
da área e uma determinação em defender todas as tradições antigas habilitaram o Prosciutto di Norcia a receber o selo IGP.
História
Uma história verdadeiramente antiga, de habilidades artesanais, manufatura especializada e tradições seculares firmemente enraizados na área local.
A prática de processar carne de porco e curar carnes começou a surgir na parte superior
Vale de Valnerina no século XIII. Parece estar ligada à escola de cirurgia nas proximidades de Preci. As habilidades manuais das pessoas locais, originalmente transmitidas de pai para filho, tornaram-se amplamente apreciadas. Os norcini ou açougueiros começaram
a ir das montanhas para as cidades em procura de emprego sazonal ou permanente,
abrindo as primeiras norcinerie (açougues de porco).
Hoje, essas técnicas artesanais antigas ainda estão no Prosciutto di Norcia IGP, fruto de tradições seculares de açougue da Úmbria.
A Área de produção
O Status IGP (indicação geográfica protegida) liga o Prosciutto di Norcia intrinsecamente a sua região o vale de Valnerina. O Prosciutto di Norcia é feito apenas aqui, das encostas dos Sibillini Montanhas ao vale superior do rio Nera.
A terra é rica em cultura e meio ambiente, tradições que permanecem imaculadas. Aqui, a natureza e os costumes das comunidades locais recebem o maior respeito. A excelente qualidade do ar, altitude e clima fazem o Prosciutto di Norcia único. Cordilheiras altas – que bloqueiam o ar carregado de umidade do mar – e formações calcárias – que ajudam a drenar a água da chuva – criam o equilíbrio perfeito de temperatura e umidade as condições ideais para fazer os melhores presuntos.
Valores nutricionais
As propriedades nutricionais do presunto vêm de como ele é feito, processado e preservado. Os porcos, a qualidade de sua alimentação e os métodos agrícolas são também notáveis.
O Prosciutto di Norcia não contém conservantes ou aditivos, é extremamente natural e fácil de digerir, é a comida ideal para todos – de crianças a idosos.
O presunto é particularmente recomendado para desportistas, pois é rico em boas proteínas. Eles são facilmente assimilados graças à enzimas encontradas na parte magra, que quebram a proteínas em aminoácidos individuais durante o processo de tempero.
O Prosciutto di Norcia PGI contém gorduras de boa qualidade com alto valor nutritivo saturadas, monoinsaturadas e ácidos poliinsaturados. Os ácidos graxos são vitais para a boa saúde, eles preservam o sistema nervoso e ajudam o crescimento.
O Sindicato de Supervisão
O Sindicato de Supervisão foi criado em 2004 para proteger e promover o Prosciutto di Norcia IGP e garantir aos consumidores que sua produção exclusiva sempre
seja respeitada. Animais mais velhos e pesados são selecionados, dando ao presunto sua forma inconfundível de pêra e garantindo a quantidade perfeita de gordura e uma
peso de pelo menos 8,5 kg. Quando o tempero está completo (um processo que dura mais de 12 meses), o órgão de supervisão é inserido na casca. Apenas autênticos Prosciutto di Norcia IGP ostentam este símbolo. O Sindicato tem 10 membros, todos eles
baseados na área de produção, nos os municípios de Norcia, Preci, Cascia, Monteleone di Spoleto e Poggiodomo em altitudes superiores a 500 metros acima do nível do mar.