Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/italia/public_html/wp-content/themes/Divib/includes/builder/functions.php on line 2494
No mês dos namorados, o Instituto Italiano de Cultura realiza as séries “Tutti in Cucina” | True Italian Taste

No mês dos namorados, o Instituto Italiano de Cultura realiza as séries “Tutti in Cucina” de vídeos gastronômicos virtuais às segundas e sextas-feiras liderados pelos Chefs da culinária italiana Michele Petenzi, Benedetta Giustozzi e Rossella Speranza
Aos sábados, no “L’Aperitivo di Nicola”, o bartender italiano residente no Brasil, Nicola Bara ensinará drinks e cocktails, deliciosos, românticos e afrodisíacos.
Os vídeos serão lançados no Canal You Tube e compartilhados nas redes sociais do Instituto Italiano de Cultura do Rio
Acesse ao canal YouTube do Instituto @iicrio
No mês dos namorados, o Instituto Italiano de Cultura realiza todas as segundas e sextas-feiras a série “Tutti in Cucina”, para apresentar e ensinar ao público receitas fáceis e deliciosas conduzidas por Chefs italianos para o público cozinhar em tempo real.
O projeto faz parte dos encontros gastronômicos que teve início no mês de maio com a consultora de culinária italiana Alessandra Sposetti. No mês de Junho, os Chefs italianos Michele Petenzi, Benedetta Giustozzi e Rossella Speranza ensinarão receitas rápidas da tradição culinária regional italiana.
Todas às segundas-feiras desde o dia 8 de Junho, às 12 horas, o jovem Chef italiano Michele Petenzi nascido em Costa Volpino, próximo a cidade de Bergamo na Lombardia (Itália), que atualmente reside no Rio e chefia o restaurante “Quadrifoglio”, na Barra da Tijuca, ensinará ao público participante receitas especiais e fáceis de preparar. Para iniciar o ciclo, o delicioso “Parmigiana di melanzane”. Um prato da culinária italiana perfeito para um almoço prático e caprichado, feito com recheio de berinjela fatiado, raso ou frito, em camadas com molho de queijo e tomate e depois cozido. Sua origem vem das regiões sul da Campânia e Sicília. No dia 15 de junho, Michele convidará o público a fazer a “Saltimbocca alla romana”, escalopes de carne de boi (Chã, alcatra, patinho total 300g) envolvidos em farinha, com folhas de sálvia e presunto de Parma. No dia 22 de Junho, “Polenta e salsiccia” e para encerrar o mês, no dia 29 de junho, Michele ensinará o verdadeiro “Tiramisù” italiano, uma sobremesa tipicamente italiana, possivelmente originária da cidade de Treviso, na região do Veneto.
Para o especial Dia dos Namorados, 12 de junho, as Chefs Rossella Speranza especializada na cultura alimentar mediterrânea e Benedetta Giustozzi, consultora e educadora de nutrição holística apresentam a série “Tutti in Cucina” com receitas saborosas e fáceis do público preparar. A partir das 12 horas, Rossella ensina em tempo real, a receita do “Calzone Di Scarola Napoletano”, mas conhecido como “calzone”. Preparado com massa de pão clássica e preenchido com folhas de escarola, alcaparras, azeitonas, anchovas, uvas passas e outros ingredientes, o “calzone” depois de assado é um salgado incrível e perfeito para degustação neste dia especial. Às 15 horas, Benedetta fará junto com o público a receita do “Panzanella: salada de pão italiana”. Duas opções especiais para quem está querendo manter uma alimentação leve e saudável. Domingo, dia 24 de Junho, 17 horas, Benedetta Giustozzi fará uma Live com o Lançamento do livro “Pão estilo sourdough” e ensinará o público a receita deste pão saborozíssimo. Para mais informações os interessados podem visitar o site: www.benedettagiustozzi.com e para quem quer comprar o livro é só acessar: https://benedettagiustozzi.com/pt/pao-de-fermentacao-natural-ebook/.
Na sexta, 19, Rossella ensinará ao público o tradicional “Tagliatelle Alla Bolognese”. No dia 26 de junho a Chef ensinará o “Ragù” (molho de carne) Bolognese e no dia 3 de julho a série apresenta o “Baccala Alla Vicentina”, uma receita muito gostosa de bacalhau.
Na semana anterior, um vídeo lembrete será postado nas redes do Insituto Italiano de Cultura Rio de Janeiro com a lista de ingredientes e de utensílios necessários para a receita.
Para harmonizar com pratos e iguarias da culinária italiana, a partir do dia 13 de junho, a série “L’Aperitivo di Nicola” inaugura as tardes de sábado, às 16 horas com vídeos do bartender italiano residente no Brasil, Nicola Bara, que ensinará o público alguns dos mais famosos drinks e cocktails deliciosos, românticos e um tanto afrodisíacos.
No sábado, dia 13 junho, a proposta é aprender o “Negroni e Campari”. Nicola Bara fará uma introdução com a história do “Negroni”, um drinque italiano bem classudo, ótimo para ser servido como aperitivo e do “Americano”, um coquetel composto de Campari, vermute doce e club soda. Contará como nasceram e como prepará-los.
No dia 20 junho, é a vez de um drink que está na moda e atualmente é considerado os mais amados drinks italianos: o “Aperol Spritz e Gli Spritzer”, aperitivos perfeitos e refrescantes para os dias quentes. Nicola Bara contará tudo! Todos os segredos sobre o Aperol Spritz, como nasceu e como prepará-lo.
Como fazer o limoncello em casa e como preparar alguns drinks com limoncello? Neste vídeo do sábado, dia 27 de junho, Bara explicará detalhes sobre como preparar drinks com “limoncello”, um licor de limão que surgiu no sul da Itália, perfeito para quem gosta de apreciar um bom drink.
No dia 4 de julho, última edição série “L’Aperitivo di Nicola” o bartender italiano encerra com o “Expresso, um outro pilar do beber bem italiano”, para mostrar que o expresso, e o café em geral podem ser utilizados como ingredientes do mundo dos coktails. Drinks com café e história do cafè “corretto”.
Michele Petenzi chef italiano de 34 anos. Nascido em Costa Volpino perto da cidade de Bergamo na Lombardia, norte da Itália, desenvolve desde pequeno a paixão pela culinária, o carinho pelos ingredientes e o amor pelo que a cozinha representa como união das famílias e dos amigos. Ph-D em química pela universidade de Pavia, depois de um ano em Paris como pesquisador no “Marie Curie Institute” a volta pra Italia traz a possibilidade de transformar a sua paixão em uma profissão. O primeiro contato com a gastronomia profissional é como cozinheiro particular, chef a domicilio entre Itália e França, serviço de luxo em casa, com menu degustação e serviço. Depois de algumas experiências como cozinheiro em restaurante na Itália, um estágio no restaurante Mirazur (3 estralas Michelin, melhor restaurante do mundo pela 50 best restaurant 2019) em Menton, sul da Francia, transforma a sua visão da vida e da gastronomia. Emigra no Brasil, e no Rio no final de 2015 e começa uma carreira na gastronomia carioca. Começa como responsável da cozinha e sócio no “Il Borgo del Conte” em Botafogo, crescendo até se tornar referência de cozinha tradicional italiana na cidade. Passa 6 meses como chef consultor no restaurante “Satyricon” em Ipanema, um ícone na gastronomia carioca há mais de 30 anos. Depois de 2 anos, assume a chefia do restaurante “Quadrifoglio” na Barra da Tijuca, com o grande desafio de transformar um restaurante de shopping em uma meta gastronômica. Em 2020 com as atividades em pleno fermento e com novos projetos no horizonte, parou, como o mundo todo, por causa da pandemia. Grande momento de crise, que pode reservar ótimas oportunidade.
Rossella Speranza é consultora gastronômica especializada na cultura alimentar mediterrânea. Sua experiência profissional foi desenvolvida através de uma formação internacional (MBA em Agronegócio nos EUA) e institucional (Câmaras de Comércio e Ministério do Exterior na Itália). Nos anos de 2000 Rossella colabora intensamente com a Oldways de Boston na divulgação da dieta mediterrânea. Nesse período ele escreve o livro “Azeite de Oliva Razão e Sentimento”.
Desde 2012 Rossella mora no Rio de Janeiro onde e dona de um foodtruck de comida de rua italiana, dá aula de cozinha no Istituto Italiano di Cultura e organiza viagens gastronômicas na Itália. Em 2020 ela começa a colaborar com a Camâra de Comercio italiana no Rio para o projeto governativo True Italian Taste. Rossella se considera intensamente italiana, cidadã do mundo por opção e brasileira por adoção.
Benedetta Giustozzi
Consultora e educadora de nutrição holística. Trabalha com consultoria alimentar, desenvolvimento de receitas, panificação artesanal e ministra cursos de culinária natural e preventiva.
No blog dela, encontram-se muitas informações úteis para ter uma alimentação saudável e natural com uma abordagem holística e integral à saúde e ao bem-estar.
Nicola Bara, bartender italiano nascido em Brescia, na Lombardia no norte da Itália. Sai da Itália, na metade do 2012 quando fui a Londres, aonde comecei a trabalhar em bares. Permaneci em Londres até o 2015 aonde também tinha começado uma faculdade de gastronomia. Na metade do 2015 depois 3 anos na capital inglêsa me mudei ao Brasil, Rio de Janeiro. De 2015 até final de 2017 trabalhei em vários bares e restaurantes aqui no Rio, e também abri a minha primeira empresa, participando de feiras gastronômica aonde servia comidas típicas italianas harmonizadas com coquetéis. Além disso atendia também alguns eventos privados com serviço de bar. Não sendo muito a minha vocação resolvi voltar a trabalhar atrás de um balcão fixo, Teto Solar em Botafogo, aonde no mesmo ano ganhei uma competição de drink, como Most Imaginative Bartender no Brasil e cheguei entre os 3 primeiros da América Latina.
No 2018 me mudei para São Paulo, aonde comecei a trabalhar no Subastor bar reconhecido de coquetelaria da capital paulistana, e entre os 100 melhores bares do mundo. No mesmo ano com outros dois cariocas abri uma nova empresa e lancei a Ginta, Gin Tônica saboreada, enlatada e pronta para beber. No final de 2018 voltei ao Rio aonde assumi o balcão de um novo bar no Leblon, Micro Bar, aonde continuo atuando hoje em dia.
SERVIÇO:
Série “Tutti in Cucina” – Com o Chef Michele Petenzi
Dia 8 de Junho (segunda-feira), às 12 horas – “Parmigiana di melanzane”
Dia 15 de junho (segunda-feira), às 12 horas – “Saltimbocca alla romana”
Dia 22 de Junho (segunda-feira), às 12 horas “Polenta e salsiccia”
Dia 29 de junho (segunda-feira), às 12 horas – “Tiramisù”
Os encontros acontecem sempre às 12 horas, com uma hora de duração aproximadamente e pelo facebook (@iicrio ou https://www.facebook.com/iicrio/)
Série “Tutti in Cucina” – Com a Chef Rossella Speranza
Dia 12 de junho (sexta-feira), às 12 horas – “Calzone Di Scarola Napoletano”
Dia 19 de junho (sexta-feira), às 12 horas – “Tagliatelle Alla Bolognese”
Dia 26 de junho (sexta-feira), às 12 horas – “Ragù” (molho de carne) Bolognese
Dia 3 de julho (sexta-feira), às 12 horas – “Baccala Alla Vicentina”
Os encontros acontecem sempre às 12 horas, com uma hora de duração aproximadamente e pelo facebook (@iicrio ou https://www.facebook.com/iicrio/)
Série “Tutti in Cucina” – Com a Chef Benedetta Giustozzi
Dia 12 de junho (sexta-feira), às 15 horas – Panzanella: salada de pão italiana”
Dia 24 de junho (Domingo), às 15 horas – 17 horas, Live com o Lançamento do livro e ensinará a receita do Pão estilo sourdough. Para mais informações os interessados podem visitar o site: www.benedettagiustozzi.com e para quem quer comprar o livro é só acessar: https://benedettagiustozzi.com/pt/pao-de-fermentacao-natural-ebook/
Série “L’Aperitivo di Nicola” – Com Nicola Bara, bartender italiano residente no Brasil
Dia 13 junho (sábado), às 16h, “Negroni e Campari”
Dia 20 junho (sábado), às 16h, “Aperol Spritz e Gli Spritzer”
Dia 27 de junho (sábado), às 16h, Como fazer o limoncello em casa e como preparar alguns drinks com limoncello?
Dia 4 de julho(sábado), às 16h, – “Expresso, um outro pilar do beber bem italiano
Os encontros acontecem sempre às 16 horas, com uma hora de duração aproximadamente e pelo facebook
Istituto Italiano di Cultura di Rio de Janeiro

Fonte: Anna Accioly – Segs