Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/italia/public_html/wp-content/themes/Divib/includes/builder/functions.php on line 2494
VINHOS MATERA – DOC | True Italian Taste

“Matera” é uma Denominação de Origem Controlada que identifica diferentes tipos de vinho: Tinto, Primitivo (também Passito), Rosato, Moro (também Riserva), Greco, Branco (também Passito), Spumante e Spumante rosé.
Uvas
Do ponto de vista da produção, é adequado distinguir o blend utilizado nos diferentes tipos.Para o tinto são utilizadas uvas Sangiovese, no mínimo 60%, combinadas com 30% de Primitivo. Este último, por sua vez, representa a proveniência de 90% das uvas para a produção do vinho monocasta homônimo, também nas variantes Passito, Rosato e Spumante rosé. O mesmo vale para o Greco, que tem 85% de participação na casta correspondente. Já nos tipos de vinho Moro encontramos 60% de Cabernet sauvignon, 20% de Primitivo e 10% de Merlot. Já a Malvasia branca de Basilicata é a casta predominante no Bianco, Bianco passito e Spumante, com pelo menos 85% do total. Em todas as produções, para completar as cotas em falta (e não além desse percentual), é permitida a utilização de outras castas semelhantes, desde que aptas para o cultivo em Basilicata.
Características físico-químicas e organolépticas
Mesmo com as peculiaridades que cada tipo possui, e que estão devidamente descritas no caderno de especificações, os vinhos Matera apresentam várias características em comum. A começar pela excelente estrutura, aliada a uma acidez normal e um notável equilíbrio gustativo. Na aparência são vermelho rubi, vermelho cereja ou amarelo palha, dependendo da produção. Tons que são ainda mais diversificados de acordo com o período de envelhecimento. Todos os vinhos da denominação, no entanto, liberam aromas frutados e florais.
Área de produção de uva
A área de produção, que coincide com a província de Matera, situa-se na parte sudoeste da Basilicata e é caracterizada pela presença tanto de colinas como de litoral. O clima é mediterrâneo.
Especificidades e notas históricas
A origem grega da viticultura de Matera e seu notável desenvolvimento já em tempos muito antigos é atestada pelas Tavole di Heraclea, um antigo documento cadastral do século VII aC.