Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/italia/public_html/wp-content/themes/Divib/includes/builder/functions.php on line 2494
VINHOS COLLI DI RIMINI – DOC | True Italian Taste

“Colli di Rimini” é uma Denominação de Origem Controlda que identifica diferentes tipos de vinhos: Tinto, Branco, Cabernet Sauvignon (também Riserva), Biancame, Rébola (com as variantes seco, amabile, doce e passito) e Sangiovese (com versões Superior e Reserva).
Uvas
O Colli di Rimini tinto é obtido a partir de uvas de vinhedos formados por uma participação entre 60 e 75% de Sangiovese, combinada com Cabernet Sauvignon preto (entre 15% e 25%) e possivelmente outras uvas de bagas pretas, como Merlot, Barbera, Montepulciano, Ciliegiolo, Terrano e Ancellotta (máximo 25%, isoladamente ou em conjunto). Já no branco, uma participação entre 50% e 70% é do Trebbiano romagnolo, enquanto uma participação entre 30% e 50% é do Biancame bianco e Mostosa bianco; Outras variedades de uvas brancas (máximo 20%), incluindo as aromáticas (mas não mais de 5%), que podem ser cultivadas em Emilia Romagna também podem contribuir. Para os vinhos Cabernet-Sauvignon, Biancame e Sangiovese, a participação das uvas da videira homônima não pode ser inferior a 85%.
Características físico-químicas e organolépticas
O Tinto apresenta uma cor rubi bastante intensa, associada a um cheiro amplo e característico e a um sabor seco e encorpado, que pode por vezes ser ligeiramente tânico. O teor alcoólico mínimo é de 11,5% vol. No Branco (11% vol.), porém, a tonalidade é palha, com gradações de intensidade diferentes; o cheiro é delicado e varia do floral ao frutado; o sabor é seco, saboroso e harmonioso. Outras peculiaridades, devidamente descritas no regulamento, podem ser encontradas em vinhos com indicação de videira.
Área de produção de uva
A área de produção, incluída na província de Rimini, está localizada entre a parte sul do Vale do Pó e o início da Itália peninsular.
Especificidades e notas históricas
Os primeiros atestados de viticultura na área de Rimini datam do século VIII a VII aC. e consistem em achados das tumbas villanovenses-etruscas.