Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/italia/public_html/wp-content/themes/Divib/includes/builder/functions.php on line 2494
PELLEGRINO ARTUSI | True Italian Taste

Comerciante, letrado, espírito livre e caneta sagaz e bem-humorado, Pellegrino Artusi descobre sua vocação aos setenta anos ao publicar um livro de receitas. Ele tem sucesso e decide escrever uma Autobiografia que o conta sua história desde seu nascimento em Forlimpopoli, em 1820, até sua chegada a Florença, em janeiro de 1851, após a violência sofrida, na família, por um bando de bandidos, todas as vicissitudes de um jovem, de um homem, um comerciante como seu pai, que lê, estuda e gostaria de fazer exatamente isso. A morte de seus pais, que coincide com o reino da Itália, o deixa solteiro e rico, em busca de si mesmo, e, quando a idade o torna um velho cavalheiro, ele descobre a cozinha e uma nova razão de viver. Por vinte anos reedita “La Scienza in Cucina” (A Ciência na cozinha), e desde sua morte, em 1911, Artusi está presente nos lares italianos.
O livro, que ainda hoje tem um grande número de edições e uma circulação muito ampla, reúne 790 receitas, desde caldos a licores, passando por sopas, antepastos (ou melhor, “princípios”), pratos principais e sobremesas. A abordagem é didática (“com este manual prático – escreve Artusi – basta saber segurar uma colher na mão”), as receitas são acompanhadas por reflexões e anedotas do autor, que escreve com estilo espirituoso.

“Artusi: livro de receitas por excelência. Que glória! O livro que se torna um nome! Quantos escritores tiveram tal sorte? Era o Artusi de Forlimpopoli… cozinheiro, bizarro, caro senhor, e um bom homem, como ele demonstrou em seu testamento; e seu tratado está escrito em bom italiano. E, não era um homem das letras nem um professor.” (Alfredo Panzini, 1905)