Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/italia/public_html/wp-content/themes/Divib/includes/builder/functions.php on line 2494
PASTIERA NAPOLETANA | True Italian Taste

A pastiera é um típico doce italiano de Páscoa e sua criação envolve um mistério…
Reza a lenda que uma Sereia habitava a baía de Napoli e, certa vez, os napolitanos para homenagear seu canto divino, fizeram a doação de 7 das suas 7 riquezas:
1. Farinha – Símbolo da riqueza
2. Ricotta – Representa a fartura
3. Ovo – Encarna a fertilidade e a reprodução
4. Trigo cozido no leite – É a fusão dos mundos animal e vegetal
5. Flor de laranjeira – Lembra o maravilhoso perfume da Campania
6. Especiarias e frutas cristalizadas – São um Benvenuto (Bem-vindos) a todos os povos do oriente e ocidente
7. Açúcar – Representa o doce canto da Sereia
Emocionada, a Sereia levou os presentes para os Deuses no fundo do mar que, encantados, uniram todos os produtos num único doce representando a generosidade de Napoli.
RECEITA ORIGINAL PARA FAZER A PASTIERA NAPOLETANA DE PÁSCOA
Ingredientes
* Para a massa frolla
– 315 g – Farinha 00
– 180 g – Banha de porco fria
– 135 g – Açúcar
– 3 un – Gemas de ovo
* Para cozinhar o trigo
– 250 g – Leite integral
– 350 g – Trigo cozido
– 30 g – Banha de porco
– 1 un – Casca de Limão ralada
* Para o creme
– 200 g – Ricotta de vaca
– 200 g – Ricotta de ovelha
– 350 g – Açúcar
– 3 un – Ovos
– 50 g – Cidra cristalizada
– 50 g – Laranja cristalizadas
– 15 g – Água de flor de laranjeira
– 1 pitada – Canela em pó
– 1 un – Fava de baunilha
* Para untar enfarinhar a forma
– Necessário – Banha
– Necessário – Farinha 00
Modo de Preparo
Para preparar a pastiera napoletana, comece pela massa frolla. Numa tigela, coloque a farinha e o açúcar, depois junte a banha e comece a amassar com a mão. Tão logo a massa fique um composto arenoso, junte também as gemas. Continue trabalhando a massa com as mãos, e quando a massa estiver uniforme, passe a trabalhar na bancada. Continue a trabalhar a massa até que os ingredientes estejam compactos e a massa lisa e uniforme. Envolva a massa com filme plástico e deixe repousar por cerca de 1h na geladeira.
Enquanto isso, coloque numa panela o leite, o trigo pré-cozido, a banha e a casca de limão ralada. Acenda o fogo e, mexendo várias vezes, deixe cozinhar por cerca de 20 minutos em fogo médio, até obter um composto cremoso, deixando esfriar em seguida, Só quando estiver bem frio comece a preparar o creme. Numa tigela, peneire tanto a ricotta de vaca como a de ovelha. Junte o açúcar e mexa com uma espátula. Em seguida, junte os ovos e o trigo já resfriado, as sementes de baunilha, as frutas cristalizadas cortada em cubinhos, e tempere o composto com uma pitada de canela e a água de flor de laranjeira. Nesse ponto, misture tudo para unir todos os ingredientes e passe à composição da pastiera. Unte a forma com banha e enfarinhe. Em seguida, pegue a massa frolla e estique com um rolo até obter uma espessura de cerca de meio centímetro. Coloque a massa na forma ajeitando com as mãos no fundo e laterais da forma. Elimine o excesso de massa com uma faca e amasse novamente as sobras, que servirão para enfeitar. Coloque o creme na forma, por cima da massa frolla e nivele-a. Faça tiras de cerca de 1cm com a massa restante, e coloque sobre o creme formando lodangos. Asse em form=no pré-aquecido a 180o por cerca de 80 minutos, colocando na parte baixa do forno nos últimos 20 minutos. Desinforme a pastiera e deixe-a resfriar completamente. Antes de servi-la pulverize a superfície com açúcar de confeiteiro.
Buon Appetito e Buona Pasqua!