Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/italia/public_html/wp-content/themes/Divib/includes/builder/functions.php on line 2494
RASCHERA – DOP | True Italian Taste

Uma escolha única: seja o Raschera redondo ou quadrado, suas qualidades inconfundíveis estão ocultas em uma fina crosta cinza-avermelhada, às vezes com reflexos amarelados ou marcas avermelhadas nas laterais, frequentemente acentuadas pelo envelhecimento.
Afunde seus dentes em sua textura macia, de cor branca e marfim, com pequenos orifícios irregulares e descubra seu sabor fino e delicadamente perfumado com uma pitada de tempero e sal quando envelhecido por pelo menos um mês.
A área nativa da única DOP Raschera inclui todo o território da província de Cuneo. A produção e a maturação devem ocorrer a uma altitude superior a 900 metros, razão pela qual é conhecido como queijo “Alpeggio” (isto é, feito a partir do leite de vacas criadas em pastagens de montanha). O detalhe único? O logotipo Raschera, composto por um “R” estilizado estampado no centro de cada roda.

Produto
Aparência
há dois formatos diferentes: redondo e quadrangular; o redondo tem faces planas de 30 a 40 cm de diâmetro com aro levemente convexo de 6 a 9 cm; o quadrangular tem faces planas de 28 a 40 cm de comprimento em cada lado, aro irregular de 7 a 15 cm; casca fina cinza-avermelhada, às vezes com tonalidades amareladas, é elástico, liso e tem manchas avermelhadas nas bordas, que ficam pronunciadas com a maturação; a pasta é bastante grossa, elástica, com orifícios bem pequenos, espalhados e irregulares;
Peso
o redondo tem 5 a 8 kg de peso, o quadrangular tem 6 a 9 kg de peso aproximadamente;
Cor
branco ou marfim branco;
Sabor
fino e delicado, perfumado, levemente acentuado e salgado, se amadurecido;
Maturação
pelo menos um mês.
Área de Produção
a área de produção, incluindo a de maturação, é todo o território da província de Cuneo. O queijo “Raschera”, redondo ou quadrangular, produzido a mais de 900 metros de altitude nas comunas de Frabosa Soprana, Frabosa Sottana, Garessio (para o Valcasotto), Magliano Alpi (parte que faz fronteira com a Comuna de Ormea), Montalto Mondovì, Ormea, Pamparato, Roburent, Roccaforte Mondovì, e amadurecido em todo o território dos municípios acima mencionados, pode citar a menção “Di Alpeggio” (pastagem de montanha).
Logomarca
o logotipo consiste no nome com um “R” estilizado impresso no centro da forma.
Na face do queijo, há uma folha com fundo verde, onde, no canto está o mesmo logotipo, verde e branco. A inscrição “Raschera” é feita diversas vezes para formar um quadro central que envolve o logotipo impresso na casca. A folha com fundo amarelo é reservada para Raschera d’Alpeggio (Raschera pastagem de montanha).
Referências Normativas
Reconhecimento de Denominação: Reg. CE n. 1107 dtd 12.6.1996 (emitido em GUCE (OJEC) L. 148 dtd 21.6.1996)
Reconhecimento do Consórcio para a Proteção: D.M. 04.11.2003 (G.U. n. 271 dtd 21.11.2003) – renovação
D.M. 04.11.2006 (G.U. n. 281 dtd 2.12.2006)
Contatos
Consorzio Tutela Formaggio d’Origine Raschera DOP Via Mondovì, 1/D – 12080 Vicoforte (CN) Tel. 0174.563307 – Fax 0174.569465 info@raschera.com – www.raschera.com

Veja a receita de Mil folhas om berinjela e Raschera