Loucos por carboidratos têm novidades para encher os olhos esta semana: a Bráz tem pizza sem glúten; o Spoleto agora serve cannoli com toque brasileiro; o Zona Sul do Santa Mônica, na Barra, vai abrigar o True Italian Taste; e a Artesanos Bakery, no Recreio, vai à final do Desafio do Pão. Confira abaixo:
Pizza sem glúten na Bráz
A Bráz oferece agora pizza sem glúten, em qualquer sabor, nas unidades do Jardim Botânico e da Barra. A receita é exclusiva da casa e tem farinha de arroz (nas versões branca, integral e torrada), féculas de batata e mandioca, e trigo sarraceno. Como as outras massas da pizzaria, também tem fermentação natural e não leva ingredientes artificiais.
A massa é preparada em horário e local diferentes das que contém glúten. A montagem também ocorre em um espaço separado. É oferecida no tamanho individual, assada na hora e tem número limitado por dia.
– Me preocupei muito com a saúde do cliente, reforçando características nutricionais e também mantendo sabor, para que não deixe saudade em relação à massa tradicional – explica Raffaele Mostaccioli, especialista em fermentação que criou a pizza com equipe de gastronomia da Bráz.
A pizzaria ressalta que, apesar dos cuidados no processo, pode haver contaminaação com glúten, e, por isso, não é indicada para os celíacos.
Serviço
Bráz – Jardim Botânico – Rua Maria Angélica 129, Jardim Botânico. Telefone: 2535-0687. Horário: de segunda-feira a quinta-feira, das 18h30 à 0h30m; de sexta-feira a domingo, das 18h30m à 1h30m
Barra – Avenida Érico Veríssimo 46, Barra da Tijuca. Telefone: 2491-7170. Horário: de segunda-feira a quinta-feira, das 18h30 à 0h30m; de sexta-feira a domingo, das 18h30m à 1h30m
Cannoli recheado com doce de leite no Spoleto
Crocante e popular, o Cannoli do Spoleto (a partir de R$ 3,90) leva recheio de doce de leite de búfala e pontinhas finalizadas com castanha de caju picada. A casquinha da sobremesa, no entanto, mantém a tradição e crocância e é importada diretamente da Itália.
– Como o nosso mote é democratizar a boa culinária italiana, buscamos uma sobremesa popular e saborosa para fazer nossa releitura – conta o chef Ivan Rocha.
Tradicionalmente, a massa doce e frita da Sicília tem o formato de um tubo e é recheada com creme à base de ricota. O Cannoli entra no cardápio este mês, junto com a Focaccia de doce de leite de búfala com banana.

O Conteúdo é inserido aqui

Artesanos Bakery na final do Desafio do Pão na Super Rio ExpoFood
A padaria especializada em fermentação natural Artesanos Bakery, no Recreio, vai participar da grande final do Desafio do Pão, na próxima quarta-feira, na Super Rio ExpoFood, no Riocentro. Foram 33 inscritos; e os sócios da casa tiveram que passar por várias eliminatórias. A feira é segunda maior convenção de negócios da América Latina do setor de alimentos e bebidas.
Segundo a sócia Mariana Massena, o pão da Artesanos será apresentado através de três histórias, começando pela abertura da padaria que produz pães de fermentação natural.
– Uma arte milenar que está de volta, buscando resgatar o significado que o pão traz para as pessoas. Farinha, água e sal que quando somados, trazem memórias afetivas para quem come. Com o uso das nossas técnicas e processos, tempo de fermentação de quase 30 horas fazemos com que nossos pães possam ser consumidos até por quem tem sensibilidade ao glúten.
A segunda história vem de Vianópolis, em Goiás, onde é fabricada, em moinhos de pedra, a Farinha Integral Fazenda Vargem; e a terceira, de Irati no Paraná, com o trabalho da Moageira, que está desenvolvendo um trigo de origem rastreável.
Mariana conta que, para o desafio, foi criado um pão com blend de farinhas e adição de tomilho, que age como antioxidante:
– Rico em vitamina C, ele aumenta nossa imunidade e estimula a produção de glóbulos brancos. As raspas de limão siciliano, além de refrescantes, são grande fonte de vitaminas e minerais e alta concentração de flavonoides, que deram ao nosso produto mais propriedades nutritivas e terapêuticas.
Serviço
Final Desafio do Pão – Data: dia 18, às 18h
Endereço: Super Rio Expofood, Arena da Panificação, pavilhão 3, mezanino 1, Riocentro. Avenida Salvador Allende 6.555, Barra da Tijuca

Fonte – Claudia Meneses – O Globo – Saideira