O projeto tem o apoio do Governo Italiano e acontece simultaneamente em 23 países
True Italian Taste já é uma marca consolidada em países da América do Norte e da Europa. No início de 2020, a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro iniciou a implementação das ações do projeto no Brasil. Entre as ações realizadas durante o True Italian Taste, haverá workshops online de culinária italiana com a utilização de produtos autênticos; masterclasses sobre café, cooking show, além de lives e degustações com entrega em domicílio de produtos da enogastronomia da Itália, como vinhos, queijos, massas, azeites, molhos, condimentos, geleias, biscoitos e outras delícias.
No próximo dia 12 de junho, em parceria com o Instituto Italiano de Cultura, será lançada a série de quatro videoaulas* ministradas pela chef Rossella Speranza de preparo de pratos típicos de diversas regiões italianas, que estarão muito bem representadas por receitas tradicionais das cidades de Nápoles, Bolonha, Roma e Vicenza:

12/06 – 1ª Aula: Calzone de Escarola Frisée (Região Campania, receita típica de Nápoles, capital da Campania)
26/06 – 2ª Aula: Tagliatelle alla Bolognese (Região Emilia Romagna, receita típica de Bolonha, capital da Emilia Romagna)
10/07 – 3ª Aula: Spaghetti alla Carbonara e Bucattini alla Matriciana (Região Lazio, receita típica de Roma, capital da Itália e da Região Lazio)
25/07 – 4ª Aula: Baccalà alla Vicentina (Região Veneto, receita típica de Vicenza).

*Assista à chamada de apresentação das aulas: http://www.trueitaliantaste-brasil.com.br/2020/06/03/calendario-das-video-aulas-da-chef-rossella-speranza/
*As aulas serão disponibilizadas no canal Youtube da Câmara Italiana: https://www.youtube.com/channel/UCjUYIfmS0Cl8ZQ4Q8kKo71g

Já no dia 17/06, é a vez de se deliciar com os vinhos da Sardenha. Em parceria com a Eno Eventos, a Câmara promoverá uma degustação de vinhos da Sardenha harmonizados com a culinária típica daquela região. A dinâmica do evento obedece aos atuais padrões de distanciamento social sem, no entanto, privar os apaixonados por enogastronomia dos sabores incomparáveis da Itália: os kits degustação podem ser adquiridos no site da Eno Eventos (https://www.lojaenoeventos.com.br/produto/Conjunto-Sardenha-h-Harmonizacao-ENTREGA-NO-RIO-APENAS-BAIRROS-DA-ZONA-NORTE-E-SUL) e são compostos por degustações de pratos típicos da Sardenha que serão harmonizados com os vinhos propostos.
Muitos outros eventos virtuais serão promovidos em parceria com a Universidade Estácio de Sá e o SindRio (Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro) com o objetivo de homenagear e salvaguardar o valor da cultura e da gastronomia italiana difundindo pelo mundo a utilização dos produtos autênticos e a já popular cozinha da Velha Bota com a chancela do Governo da Itália. O interessado em se onscrever pode acessar o site True Italian Taste Brasil (http://www.trueitaliantaste-brasil.com.br/) para mais informações.

Fonte: Portal Alex Ferraz