True Italian Taste já é uma marca consolidada em países da América do Norte e da Europa. No início de 2020, a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro iniciou a implementação das ações do projeto no Brasil.
Entre as ações realizadas durante o True Italian Taste, haverá workshops online de culinária italiana com a utilização de produtos autênticos; masterclasses sobre café, cooking show, além de lives e degustações com entrega em domicílio de produtos da enogastronomia da Itália, como vinhos, queijos, massas, azeites, molhos, condimentos, geleias, biscoitos e outras delícias.
No próximo dia 12 de junho, em parceria com o Instituto Italiano de Cultura, será lançada a série de quatro videoaulas ministradas pela chef Rossella Speranza de preparo de pratos típicos de diversas regiões italianas, que estarão muito bem representadas por receitas tradicionais das cidades de Nápoles, Bolonha, Roma e Vicenza:

12/06 – 1ª Aula: Calzone de Escarola Frisée (Região Campania, receita típica de Nápoles, capital da Campania);
26/06 – 2ª Aula: Tagliatelle alla Bolognese (Região Emilia Romagna, receita típica de Bolonha, capital da Emilia Romagna);
10/07 – 3ª Aula: Spaghetti alla Carbonara e Bucattini alla Matriciana (Região Lazio, receita típica de Roma, capital da Itália e da Região Lazio);
25/07 – 4ª Aula: Baccalà alla Vicentina (Região Veneto, receita típica de Vicenza).

As aulas serão disponibilizadas no canal do Youtube da Câmara Italiana.
Já no dia 17/06, é a vez de se deliciar com os vinhos da Sardenha. Em parceria com a Eno Eventos, a Câmara promoverá uma degustação de vinhos da Sardenha harmonizados com a culinária típica daquela região.
A dinâmica do evento obedece aos atuais padrões de distanciamento social sem, no entanto, privar os apaixonados por enogastronomia dos sabores incomparáveis da Itália: os kits degustação podem ser adquiridos no site da Eno Eventos e são compostos por degustações de pratos típicos da Sardenha que serão harmonizados com os vinhos propostos.
Muitos outros eventos virtuais serão promovidos em parceria com a Universidade Estácio de Sá e o SindRio (Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro) com o objetivo de homenagear e salvaguardar o valor da cultura e da gastronomia italiana difundindo pelo mundo a utilização dos produtos autênticos e a já popular cozinha da Velha Bota com a chancela do Governo da Itália.
O interessado em se inscrever pode acessar o site True Italian Taste Brasil para mais informações.

Fonte: Victor Hugo Cavalcante – Jornal Folk