Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/italia/public_html/wp-content/themes/Divib/includes/builder/functions.php on line 2494
V Semana da Cozinha Italiana – Artusi – Parmigiana di Melanzane | True Italian Taste

Entre 23 e 29 de novembro, estaremos comemorando a V Semana da Cozinha Italiana no Mundo.
Pensando nisso, a Assocamerestero, em colaboração com a Fundação Casa Artusi, preparou 4 vídeos que mostram receitas típicas da culinária italiana, que usam produtos DOP e IGP em seus preparos. Nos vídeos, você poderá conhecer mais sobre eles, suas especificidades e ligações com o território. A iniciativa, claro, está no escopo do projeto True Italian Taste.
E então, vamos começar bem essa saborosa semana?

HISTÓRIA
Na receita 403 de Pellegrino Artusi: Torta Petonciani, encontramos uma das receitas italianas mais populares na Itália e no exterior. Mais comumente conhecido pelo nome de Berinjela à Parmigiana.
São muitas as variações desta receita, tal como as cozinhas caseiras nos ensinam, não é uma receita única mas muitas receitas e muitas formas diferentes de preparar o mesmo prato, sempre no respeito do bom gosto sugerido por Pellegrino Artusi.
O nome deste prato deriva do dialeto italiano meridional Palmisciana ou Parmeggiana ou do francês Parmi que lembra as camadas que o compõem.
INGREDIENTES
• 4 ou 5 berinjelas compridas
• 200 g de molho de tomate San Marzano DOP
• Aipo, cenoura e cebola
• 3 mussarelas de búfala DOP da Campania
• Parmigiano-Reggiano DOP ralado
• Azeite de oliva extravirgem das colinas de Romagna DOP
• Óleo de semente para fritar
MODO DE PREPARO
Primeiro fazemos uma mistura de aipo, cenoura e cebola, cortando tudo bem fino.
Aqueça uma frigideira e coloque um fio de azeite extravirgem Romagna DOP das províncias de Forlì-Cesena e Rimini. Quando o refogado estiver bem dourado, acrescente os tomates San Marzano DOP bem esmagados com um garfo e cozinhe.
Agora, vamos pegar as beringelas e cortá-las em rodelas de espessura média. Arrume as fatias em uma assadeira, polvilhe com sal, deixe desidratar um pouco e escorra a água para tirar o gosto amargo. Pegamos as beringelas que já foram purgadas e secamos para fritamos em bastante óleo de semente para fritar. Retire, escorra e seque em papel absorvente.
Numa travessa untada com azeite, coloque um pouco de molho de tomate San Marzano DOP e as beringelas fritas no fundo. Pegue uma mussarela de búfala DOP da Campania e corte-a em rodelas, corte em pedaços e escorra. Coloque a mussarela entre as camadas.
Continue a alternar as camadas de beringelas, molho de tomate San Marzano, mussarela de búfala da Campania e um pouco de Parmigiano Reggiano.
Em cima, finalize com bastante Parmigiano Reggiano para ficar com aquela crosta típica de Parmigiana. Leve ao forno em temperatura média até que a crosta se forme, cerca de 30 minutos.
Junte a família e amigos, e… Buon Appetito!!