Ingredientes
– 70g folhas de Basilico Genovese DOP (manjericão)
– 60g queijo Parmigiano-Reggiano Stravecchio DOP ralado
– 80cl azeite extravirgem de oliva Riviera Ligure DOP
– 40g queijo pecorino Fiore Sardo DOP
– 30g pinoli
– 1 ou 2 dentes de alho de Vessalico
– 6g sal grosso

Modo de preparo
Lave as folhas de manjericão e segue-as bem sem machucá-las. Coloque os dentes de alho no pilão de mármore e amasse-os até que virem uma pasta. Junte os pinoli e esmague-os com o pistilo (bastão) integrando-os à pasta de alho. Junte o manjericão e o sal e amasse-os roteando o pistilo enquanto roda o almofariz (tigela) no sentido contrário, até que fique um composto homogêneo. Junte os queijos e continue roteando enquanto derrama o azeite.
Dicas
– Se o pesto estiver muito denso, junte uma colher de água quente usada pra fazer a massa.
– Se quiser conservar, coloque num pote de vidro fechado, cobrindo de azeite para cessar a oxidação. Na geladeira dura 1 semana.
– Se quiser conservar por mais que uma semana, pode congelar o pote, descongelando a temperatura ambiente quando for usar. Não congele novamente o pesto descongelado, por isso separe em volumes segundo as suas necessidades.
– Se não tiver um pilão de mármore e quiser usar o liquidificador, primeiro coloque o copo com as lâminas no freezer por 1-2 horas. Coloque todos os ingredientes exceto os queijos e acione em baixa velocidade ou em pulsos para não aquecer a mistura, até que fique um creme homogêneo. Ao final, junte os queijos e acione por mais alguns segundos.
Há um Campeonato Mundial de Pesto realizado anualmente (www.pestochampionship.it), treine bastante e candidate-se, e ainda que não consiga chegar lá, terá aprimorado a sua técnica e o sabor do seu pesto, que conquistará amigos e parentes. Use sempre os melhores produtos feitos na Italia pra alcançar os melhores resultados!
Buon appetito!!