Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/italia/public_html/wp-content/themes/Divib/includes/builder/functions.php on line 2494
Vinho Prosecco – DOP | True Italian Taste

A Denominação de Origem Protegida Prosecco está reservada para o vinho branco e as versões Espumante e Frizzante.
Uvas
Os vinhos Prosecco são obtidos de uvas da videira Glera em um mínimo de 85%. Também se podem agregar até 15% de uvas Verdiso, Bianchetta trevigiana, Perera, Glera longa, Chardonnay, Pinot bianco, Pinot grigio e Pinot nero (vinificadas a branco).
Características físico-químicas e organolépticas
O Prosecco tranquilo tem um teor alcóolico mínimo de 10,5% vol., cor amarelo palha e caracteriza-se por um aroma fino e típico das uvas de origem, associado a um sabor fresco e característico, que vai do seco ao encantador.
O tipo Spumante (11% vol.) tem um aspecto mais brilhante, reforçado por uma espuma persistente; o aroma mantém as mesmas peculiaridades da versão básica, enquanto o sabor é fresco e característico, variando de brut a demi-sec.
O vinho Prosecco produzido no tipo Espumante (10,5% vol.), também brilhante, apresenta um evidente desenvolvimento de bolhas, que realçam o seu aspecto e sabor; o sabor varia de seco a doce. Algumas versões, tradicionalmente produzidas por fermentação em garrafa, podem apresentar a presença de uma névoa.
Área de produção de uva
A área de produção de Prosecco, localizada no nordeste da Itália, apresenta uma tendência de tipo plano com algumas áreas acidentadas, uma temperatura bastante amena graças à barreira protetora fornecida pelos Alpes e à influência do Mar Adriático. A área de produção envolve as regiões de Veneto e Friuli Venezia Giulia e, em particular, inclui as províncias de Belluno, Gorizia, Padova, Pordenone, Treviso, Trieste, Udine, Venezia e Vicenza.
Especificidades e notas históricas
A primeira evidência escrita da existência do vinho Prosecco data de 1600 e descreve um vinho branco originário do território homônimo. Posteriormente, nos séculos XVIII e XIX, a produção deste vinho desenvolveu-se ao longo da zona montanhosa Friuli-Veneto. Até o momento, as peculiaridades do Prosecco o tornam um produto reconhecível e apreciado pelos consumidores nacionais e internacionais.